A base de um futuro melhor
A educação vem ganhando cada vez mais espaço no mundo moderno. Hoje se vê que para melhorar o futuro de um país deve-se tê-la como principal investimento. Através de uma boa educação na infância, da utilização dos meios tecnológicos e da redução das matérias lecionadas no ensino médio é possível começar uma grande melhoria neste setor que, no Brasil, sofre ainda uma grande defasagem.
Estudos realizados no Brasil mostraram que os alunos que cursaram a pré-escola apresentaram melhores resultados posteriormente. Isto indica que garantir a educação infantil a todas as famílias brasileiras (principalmente as mais carentes) é um dos alicerces mais importantes, contudo não é o único. Responsabilizar-se por dar continuidade a este aprendizado conferindo-lhe qualidade é essencial.
“Estamos próximos da virada digital” afirma Mauro Palermo, diretor da Globo livros. A tecnologia veio, sem dúvida, auxiliar e facilitar o acesso as informações. Fazer com que os alunos das escolas de rede pública tenham contato como o “mundo digital” desde pequenos é uma forma de mostrar-lhes o lado positivo da tecnologia a ponto de fasciná-los e incentivá-los a utilizarem dela com propósitos didáticos.
Além disso, o número de matérias do ensino médio vem crescendo a cada dia mais. Isso faz com que disciplinas como português e matemática, considerados essenciais sejam deixadas de lado. Devido ao grande número de conteúdos os alunos não conseguem aprender o que lhes é ensinado. O certo seria que somente matérias que de fato são básicas fossem ensinadas durante o ensino médio.
Por tudo isso é necessário que providências sejam tomadas como reduzir o número de disciplinas, ampliar o acesso a educação infantil e a tecnologia. Uma educação de qualidade, hoje, é responsável por um futuro melhor no país e pela formação de pessoas cada vez mais cientes de seu papel no mundo e na sociedade.Daniela Manso
Nenhum comentário:
Postar um comentário