Um autor disse...

Um autor disse...

"A não-violência absoluta é a ausência de danos provocados a todo ser vivo. A não-violência, na sua forma activa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição." Mahatma Gandhi

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto 1- tema : Violência

 Um pouco mais de credibilidade para com as notícias


No dia-a-dia, ao ver o noticiário, as principais noticias que aparecem são relacionadas à violência e suas ramificações (domestica, na rua, no trabalho, infantil).  Muitas vezes, com a ajuda da mídia, as noticias se espalham em uma grande proporção e um caráter um tanto “mentiroso”. Os meios de comunicação com o intuito de aumentar a audiência de seus programas, dramatizam de forma errônea as noticias apresentada e muitas vezes não as repassam da forma que realmente são. Nessa “historia” quem sai no prejuízo é a população que fica sem saber em quem confiar.
No entanto nem sempre é só a mídia que tem esse caráter “mentiroso”. Os órgãos públicos muitas vezes divulgam dados adulterados para poderem fazer uma boa “campanha“ de um determinado índice. Como por exemplo, em Ribeirão Preto, em que os índices de violência contra crianças não foram divulgados de maneira análoga a obtida na realidade pela pesquisa. Essa negligencia compromete o bom funcionamento de órgãos públicos, que através destes dados, tomam medidas reversivas para tal situação.
No dia 07 de abril a “Tragédia em Realengo” chocou o Brasil. A mídia, numa tentativa desesperadora de “cobrir” esse evento na integra, explorou em todas as direções o fato. Em sua primeira atitude, explorou o fato como um todo, após ver que não tinha mais nenhuma notícia em “mãos” começou a explorar o lado emocional das famílias de uma forma muito dramática, tornado seu sofrimento ainda maior e expondo as vítimas por completo.
Portanto, para que a mídia retorne a seguir seu preceito inicial (passar a noticia como ela é) tem que haver uma mobilidade da população (que é a mais afetada nessa “história”) para que possamos receber as notícias em nosso dia-a-dia de forma séria e verdadeira, com a certeza de que elas não estão sendo manipuladas ou forjadas.

Lucas Antonio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário